Um dos períodos mais fascinantes da história humana á a Pré-História. Esse período não foi registrado por nenhum documento escrito, pois é exatamente a época anterior a escrita. Tudo que sabemos dos homens que viveram nesse tempo é resultado da pesquisa de antropólogos e historiadores, que resconstítuiram a cultura do homem da Idade da Pedra a partir de objetos encontrados em várias partes do mundo, e de pinturas achadas no interior de muitas cavernas na Europa, Norte da África e Ásia.
Como a duração da Pré-História foi muito longa, os historiadores a dividiram em três períodos: Paleolítico Inferior (cerca de 500.000 a.C.), Paleolítico Superior (aproximadamente 30.000 a.C.) e Neolítico (por volta do ano 10 000 a.C.).
Começamos a partir do Paleolítico Superior, pois é nesse momento que os pesquisadores registram as primeiras manifestações artísticas, como é o caso das pinturas pré-históricas encontradas principalmente nas cavernas de Niaux, Font-de-Gaume e Lascaux, na França, e na de Áltamira, na Espanha.
O naturalismo da arte paleolítica
![]() |
Pintura Rupestre: Mão em Negativo. ¹ |
As primeiras expressões da arte eram muito simples. Consistiam em traços feitos nas paredes de argila das cavernas ou das "mãos em negativo". Somente muito tempo depois de dominarem a técnica das mãos em negativos é que os artistas pré históriocos começaram a desenhar e pintar animais.
A principal característica dos desenhos da Idade da Pedra Lascada, nome pelo qual também é conhecido como Paleolítico Superior, é o naturalismo. O artista pintava os seres, um animal, por exemplo, do modo como via uma determinada perspectiva, reproduzindo a natureza tal qual sua vista captava. Assim, a arte do homem desse período, diferentemente da de outros, retrata apenas o que o artista vê. Os egípcios, por exemplo, representavam as figuras de perfil, mas colocavam os olhos vistos de frente. Ou seja, faziam uma composição entre aquilo que viam e o que não viam, mas sabiam que existia. Na arte do Paleolítico isso nao acontece.
É importante notar também que esses desenhos já revelam uma elaboração por parte do artista. Por isso, não existe neles qualquer traço que possa nos levar a compará-los com os desenhos infantis.
São inevitáveis as perguntas sobre os motivos que levaram o homem a fazer essas pinturas. Atualmente, a explicação mais aceita é que essa arte era realizada por caçadores, e que fazia parte de um processo de magia por meio do qual procurava-se interferir na captura de animais. Ou seja, o pintor-caçador do Paleolítico supunha ter poder sobre o animal desde que possuísse a sua imagem. Acreditava que poderia matar o animal verdadeiro desde que o reapresentasse ferido mortalmente num desenho. Assim, para ele, os desenhos não eram representações de seres, mas os próprios seres. Essa é a explicação mais aceita para as pinturas do Paleolítico Superior.
Como Trabalhavam os artistas pré-históricos.
Em suas pinturas, o homem da caverna usava óxidos minerais, ossos carbonizados, carvão, vegetais e sangue de animais. Os elementos sólidos eram esmagados e dissolvidos na gordura dos animais caçados.
Como pincel, com certeza, utilizaram inicialmente o dedo, mas há indícios de terem empregado também pincéis feitos de penas e pêlos.
¹Outra técnica era a das mãos em negativo. Após obter um pó colorido a partir da trituração de rochas, os artistas os sopravam, atrvés de um canudo, sobre a mão pousada na parede da caverna. A região em volta da mão ficava colorida e a parte coberta, não. Assim, obtinha-se uma silhueta da mão, como num filme em negativo.
![]() |
²Pintura Rupestre
Encontrada numa das grutas de Altamira, na Espanha.
|
Outro aspecto que chama a atenção de quem observa as pinturas rupestres, isto é, feitas de rochedos e paredes de cavernas, é a capacidade de seus criadores interpretarem a natureza. A imagens que representam animais temidos estão carregadas de traços que revelam força e movimento. Assim estão retratados os ²bisontes e outras feras. Mas nas imagens que representavam renas e cavalos , os traços revelam leveza e fragilidade.
Os artistas do Paleolítco Superior realizaram também trabalhos em escultura. Mas, tanto na pintura quanto na escultura, nota-se a ausência de figuras masculinas. Predominam as figuras femininas, com a cabeça surgindo como prolongamento do pescoço, seios volumosos, ventre saltado e grandes nádegas. Dentre esse trabalhos destacam a Vênus de Savinhano e a Vênus de Willendorf.
![]() |
Vênus de Willendorf. Altura: 11cm. Encontrada na Áustria. Museu de História Natural, Viena. |
![]() |
Vênus de Savinhado |
*Pelos vestígios encontrados, atribuiu-se às “Vênus” as primeiras formas
de arte conhecidas pelo homem. Essas esculturas femininas com ancas largas, seios
grandes e poucos detalhes no rosto, foram produzidas no Paleolítico Superior (30.000
a 18.000 a. C). Esculpidas em pedra ou marfim, elas têm pequenas dimensões e estão
associadas ao culto da fertilidade. A chamada Vênus de Willendorf é uma das
inúmeras estatuetas da fertilidade, que em forma arredondada e bulbiforme, sugere
um “seixo sagrado” oval.
Bibliografia:
Nenhum comentário:
Postar um comentário